Como fazer o corpo ganhar massa magra?

Antes de realizar alterações na sua dieta, você precisa entender como funciona o aumento de peso saudável e como ganhar massa magra sem aumentar muito a quantidade de gordura corporal, dificultando sua redução posteriormente.

O corpo é formado por um conjunto de processos chamado de metabolismo. Para que estes processos funcionem adequadamente são necessários diversos nutrientes, entre eles, os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), os micronutrientes (vitaminas e minerais) e a água.

Além dos nutrientes, o corpo utiliza uma determinada quantidade de energia, chamada de calorias, para manter seu metabolismo. O gasto energético total do organismo é a soma da energia gasta pelos processos metabólicos para manter seu corpo em funcionamento, chamado também de metabolismo basal, com a energia gasta para que você possa realizar suas atividades diárias.

Portanto, para ganhar massa magra e, consequentemente, aumentar o peso, seu metabolismo irá precisar de uma energia extra, construindo, assim, novas fibras musculares. É recomendado dentro de uma dieta para ganhar massa muscular um acréscimo entre 500 e 1.000 calorias diárias, além do total de calorias necessárias para o metabolismo.

 

Massa muscular